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domingo, 11 de maio de 2008

De construção de cidadania e visitas cidadãs




X Congresso Internacional de Cidades Educadoras - 2. dia

O segundo dia de atividades foi também eclético. A primeira mesa de trabalhos tratou do tema “A cidade como espaço de aprendizagem e a cultura cívica”, que teve como conferencista o ex-prefeito da cidade de Bogotá, Antanas Mockus, debate mediado pelo economista Ladislau Dowbor.

A conferência abordou as estratégias de Mockus para a redução da violência em Bogotá e torná-la mais acessível a seus cidadãos. Mockus falou cerca de uma hora sobre sua experiência como prefeito e a implantação de um programa de promoção do que chama de cultura cidadã.
Segundo ele, uma pessoa não nasce cidadão, torna-se. Baseou-se em Heiddeger, Noetsche e nos humanistas para afirmar o ser humano como uma autoprodução discursiva. A cidadania, segundo Mockus, manifesta-se no comportamento. Uma vez que a razão humana é determinada por motivações, construir cidadania é abrir a possibilidade de que razão e emoção mudem os interesses. Nesse sentido, a tarefa de Mockus em Bogotá foi produzir cidadania, a partir do aprender a aprender de cada indivíduo. “Em Bogotá, ser cidadão é respeitar regras; defender direitos e fazer deveres, além de saber respeitar a opinião”, diz.
Ele afirma: Construir cidadania em um ambiente multiculturalista; respeitando a diversidade”. Cidadania seria harmonizar sujeitos em relação à moral, à cultura e aos aspectos legais. O ex-prefeito de Bogotá foi aclamado acaloradamente ao final de sua fala.

A mesa de debates trouxe experiências da cidade de Guadalajara- México – a próxima sede do Congresso Internacional de Cidades Educadoras; Rio de Janeiro, Porto Alegre e Changwon, na Coréia do Sul.

No fórum de Boas Práticas, assisti a palestras na sala Lisboa sobre os seguintes temas: “Por la construción de um modelo de ciudadania desde la educación em valores, de Córdoba (ES) e “Plan de déplacements d’établissement scolaire (PDES)/l’autobus pedestre, de Rennes (França).


‘A tarde foi a vez das visitas programadas a várias experiências de São Paulo como cidade educadora, dentre as quais fiquei com a visita ao Museu de Língua Portuguesa.
Foram oferecidas as seguintes visitas:
- Centro de Educação Unificado do Jaçanã;
- Urbanização da Favela de Heliópolis;
- Centro Cultural da Juventude;
- Museu da Língua Portuguesa.
- Trilha pelo centro antigo da cidade de São Paulo;
- Bairro Escola Vila Madalena;
- Museu Afro Brasil;
- Trilha pelo Parque Ibirapuera;
- Memorial da América Latina.

Após a visita, participamos de coquetel na Escola de Samba Unidos de Vila Maria.

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