Compartilhe

domingo, 11 de maio de 2008

De chegada ao Congresso e amigos na Pinacoteca


X Congresso Internacional de Cidades Educadoras - 1. dia
O primeiro dia de evento foi aberto à tarde com a conferência “O conceito de cidades educadoras: balanço e desafios”, a cargo da presidenta da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), Montserrat Ballarín.

Ballarín registrou o crescimento da Aice, que abriga atualmente 371 cidades de 74 países. Segundo ela, o que continua movendo a associação é a difusão dos princípios das cidades educadoras. Além disso, o plano é fortalecer as redes territoriais e temáticas. A AICE, segundo ela, possui um banco internacional de documentos e diferentes publicações. Tem por meta a difusão das novas experiências e a publicação do boletim da associação, três edições ao ano, impresso e digital.

È também objetivo da AICE estimular a colaboração entre as cidades-membro e dar-lhes ajuda para que irmanem-se. Também estimular a cooperação e associação de cidades e governos para difundir os princípios da Carta das cidades educadoras.

Ballarín também falou do interesse em promover a difusão de iniciativas locais sustentáveis e realizar seminário sobre governança e cidades educadoras, com o objetivo de transversalizar conhecimentos sobre cidades educadoras e identificar possíveis ações colaborativas entre centros urbanos e governos.

A promoção da difusão das cidades educadoras exige uma ação primeiro com os governos municipais e depois com a sociedade civil.
Ao final, convidou os presentes para o lançamento do Livros dos 20 anos das Cidades Educadoras.

Nas Boas Práticas, escolhi a sala Tampere, na qual foram apresentadas as seguintes experiências:
- Porto Alegre – Justiça restaurativa e as escolas municipais de Porto Alegre
- Belo Horizonte – Colorindo Meu Caminho
- Belo Horizonte – Escola Integrada: novos tempos, lugares e modos para aprender
- Nova Iguaçu – Bairro-Escola Nova Iguaçu: a conquista da cidade a partir da educação
- Recife – Educação Integral no Recife: articulando diversidade, construindo singularidades
- Santo André – Diversidade e Educação
- Turin – Centro per l’Educazione all’Identitá e le Culture

À noite participamos de um coquetel na pinacoteca de São Paulo, onde fiz vários links e vários amigos. Confira as fotos a seguir:
--------------------------------





Pinacoteca do Estado -Instalação
Ao meu lado, Guadalupe(Santiago de Compostela); a senhora atrás é da representação do Chile em São Paulo; as duas outras são conhecidas de Guadalupe, de Ibiza; e , ao fundo, Xosé Manuel, também de Santiago de Compostela). Todos nos tornamos muito queridos.

Confiram mais imagens do evento: http://www.skyalbum.com/showAlbum/174821

Nenhum comentário: