Compartilhe

domingo, 28 de março de 2010

Ronda virtual de delegacia no RJ é arma contra práticas criminosas no orkut

Olá, meu tanebits!
Deu em matéria no Jornal do Brasil (27/03): A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (Drci) realiza diariamente rondas virtuais na internet para checar páginas do orkut alvo de denúncias que batem recorde na delegacia. Das mais de mil queixas em 2009 - exatamente 1.015 registros - 776 referiram-se ao orkut, com uma média de 64 reclamações mensais.

Segundo a delegada Helen Sardenberg, os delitos denunciados vão desde pedofilia, injúria, difamação e presença de perfis de facções criminosas. A matéria relata ser comum encontrar perfis e comunidades com conteúdo agressivo, que remetem à criminalidade. E no orkut encontra-se de tudo: "fotos e fóruns sobre as diversas facções de bandidos paulistas e cariocas. Discussões em páginas de recados também são corriqueiras, sendo os principais temas os locais de domínio, insultos aos rivais e exaltação à força da facção a que supostamente se pertence ou se apóia", relata a repórter.

A delegada Helen Sardenberg queixa-se de que como é pequeno o número de policiais na especializada, destacar um agente só pra fazer ronda virtual desfalca os trabalhos da delegacia. Veja detalhes da excelente reportagem de Evelyn Soares.

Até mais!

Nenhum comentário: