Compartilhe

domingo, 7 de dezembro de 2008

De colóquio internacional e encontros

Olá, meu tanebits!
Passo aqui pra te contar o quanto maravilhoso foi o Colóquio Internacional Sobre Tecnologia e Produção do Conhecimento. Só pude acompanhar o dia de sábado, mas foi muito bom por vários motivos: o principal deles foi ter contato com o conteúdo das mesas redondas e rever meu amigo Bento Silva, da Universidade do Minho, em Portugal.

Bento fez uma excelente exposição pela manhã sobre Educação a Distância na Difusão do Conhecimento, trazendo um apanhado histórico da Ead; tratou de algumas plataformas de aprendizagens e apresentou exemplos de repositórios intitucionais, como o da própria Universidade do Minho. A mesa redonda foi mediada pelas profs. Roseli de Sá (UFBa) e por Lídia Mattos, da Redepect.

À tarde o debate prosseguiu com a exposição do professor Antônio Quintas Mendes, da Universidade Aberta de Portugal, que tratou também de EAD, tendo como exemplo a própria instituição que representa. Ele tratou de teorias que sustentam a EAD. O debate foi vigoroso, com a platéia atenta em conhecer o pensamento da Universidade Aberta sobre seus métodos de ensino associados à forma de visualizar os processos comunicativos e interativos dele decorrentes no ensino em EAD. A polêmica foi estabelecida, estimulada também pelas questões do professor Roberto Aparici (Universidad Nacional de Educacion a Distancia - ES) e pelos presentes.

Nenhum comentário: