Compartilhe

terça-feira, 1 de julho de 2008

De angústia e ponto de reticência (Portuguese and English Version)



Eu ao lado da colega Sônia, encarregada por mim de ler o parecer feito por Marcelo Farias


Olá, meu tanebits!

Ontem, dia 30, sai finalmente do quadro de angústia em que me encontrava.Fiz a apresentação da nova versão de meu Projeto de Tese na disciplina de mesmo nome, ministrada pelos professores Robert Verhine e José Albertino, ambos da Faced/UFBa. Nossa, vocês nem imaginam, último dia do semestre e mais da metade da turma estava lá, disposta a me ouvir. As aulas efetivamente já terminaram desde o dia 16 de junho, mas atender à minha demanda - que não tive condições de desenvolver o projeto na data marcada, 26 de maio - o professor Verhine terminou marcando a apresentação para o dia 30.

Fiquei realmente feliz com as colaborações dos colegas e com o resultado. Trabalho, vocês sabem, com a temática das Cidades Educadoras, que apresenta-se como uma proposta de utilização da cidade como espaço pedagógico para o ensino-aprendizagem.

Suei muito para apresentação a versão atual. Contei com a ajuda de algumas pessoas dadivosas: do colega Vando - muito inteligente e muito estudioso ajudou-me a reconhecer meu objeto de pesquisa no emaranhado das Cidades Educadoras; o professor Miguel Bordas, com a sensibilidade e a sapiência que lhe são peculiares; o colega Marcelo Faria, a quem eu devo referências importantes sobre o conceito de territórios;enfim, o projeto andou. Este tem sido um processo que começou em novembro de 2007 quando apresentei a primeira versão deste trabalho no meu grupo de pesquisas o Gec - Grupo de Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologias - que tem contribuído nesse processo.Esta pesquisa é orientada pelo professor Edvaldo Couto, que tem acompanhado este trabalho com observações críticas e encaminhamentos.

Andava meio angustiada porque me via enredada por tantos pontos de entrada que me levaram a muitas leituras que passaram por metodologia, globalização, territórios, multiculturalismo, neoliberalismo, aprendizagem, educação, formação, um leque tão grande que deu muito trabalho juntar tudo, enfim.

Descobri muita coisa, a grande maioria todas novas. Dessas, a que mais me chama atenção no momento é sobre a crítica cultural do currículo, assunto sobre o qual gostaria de receber de você, meu tanebits, dicas de quem escreve sobre isso e o que se tem publicado.

Até mais! Deixe seu comentário!

----------------- ENGLISH VERSION----------------------------

Hello, my tanebits
I finally abbandoned that angst i have been feeling for almost a month. Yesterday I presented to my Doctoral class of "Project of Thesis" my new version for my academic project of research. This discipline is coordinated by the professors Robert Verhine and Jose Albertino, at Faculty of Education in Federal University of Bahia.

Uau, you have no idea! Last day of the semester and more than a half of my class collegues were there just to hear me. Classes were already finished since june 16th, but to attend my demand - I had not conditions to develop my project at the main date - May 26th - the professor Verhine transfered my presentation for June 30th.

I was really happy with all the suggestions I recieved from the collegues and with the final resulted. My academic work has the "Learning Cities" as the theme, that proposes use the cities as a pedagogical space in order to teatch and learning.

I had much work to think and write this actual version. I count with some kind people to this work, as my collegue Vando - a smart guy that helped me to recognize my object of research; the professor Miguel Bordas, with the sensibility and his sapience; the collegue Marcelo Faria, who I am ind debt because the important references about concept of territory, and many others.

It has been a long process that has started in last November when presented my first version at my Group of Research - GEC - Group of Studies in Education, Communication and Technologies - tha has been contributed to this process. This research is advisored by professor Edvaldo Couto, that has supported this work, making critical considerations and giving suggestions.

I was very much angst in function of so many differents point of views that left me to many readings about a variety of concepts like multiculturalism, neoliberalism, learning, metodology, globalization, territories, formation, a big range of issues I had much work to put together in order to reveal my object.

I realized much things, most of them new ones. From them one that attracted my attention was the cultural criticism of curriculum, issue I would like to receive from you, my tanebits, cues about people that has been writing and publishing about it.Leave your comment.

See you soon,

Nenhum comentário: