Compartilhe

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Arte ou crime?

Olá, meu tanebits!
Uma notícia hoje no portal Uol chama a atenção pelo inusitado e nos leva a pensar sobre a atitude desse grupo de estudantes de Belas Artes. O rapaz resolveu defender seu TCC (trabalho de conclusão de curso)utilizando-se da pixação com um grupo de 40 colegas da fachada da faculdade. A performance é formativa ou deve mesmo ser encarada como crime? Acho que dá um ótimo debate!

Confira a matéria: 18/07/2008 - 08h14 Folha Online
Escola expulsa aluno que vandalizou prédio para discutir arte

O Centro Universitário Belas Artes, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), expulsou ontem o estudante Rafael Guedes Augustaitiz, informa a reportagem de Laura Capriglione publicada na edição desta sexta da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL). Vejam abaixo:

No dia 11 de junho, o rapaz comandou a ação na qual 40 jovens --muitos deles mascarados-- chegaram a pé à universidade, por volta das 21h, e, com latas de spray que escondiam sob as roupas, cobriram a fachada, recepção, escadas e salas de aula com as letras pontudas de difícil decifração que caracterizam a pichação paulista. Seguranças e pichadores trocaram socos e pontapés, e a PM acabou prendendo sete jovens --Augustaitiz, entre eles.

O estudante considerava a ação seu TCC (trabalho de conclusão de curso), última etapa antes da formatura. "Considero criminosa a ação do aluno. Não considero esta ação como arte. Não considero a possibilidade de aceitar essa manifestação como trabalho de conclusão de curso", afirmou a professora do rapaz, Helena Freddi, dias depois da ação.

No aviso dado ao estudante, o reitor Paulo Antonio Gomes Cardim justificou a expulsão pela "prática de atos de vandalismo, lesivos à propriedade particular e (...) incongruentes com o espírito universitário; agressão ou ofensa a funcionários; ato sujeito a ação penal".

Nenhum comentário: