Compartilhe

sexta-feira, 9 de maio de 2008

De congresso e encontros com a língua



Olá, meu tanebits!


Cheguei recentemente do 10. Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em São Paulo. O evento foi importante para o aprofundamento sobre o objeto Cidades Educadoras e também mostrou-se riquíssimo em links.


O conceito do Congresso foi bastante interessante porque os congressistas puderam interagir com vários projetos em desenvolvimento em São Paulo, em si uma Cidade Educadora membro, e também com a própria vida cultural da cidade.


O congressista podia escolher entre projetos sociais, culturais ou educacionais, por exemplo. Dentre as várias opções, preferi conhecer o Museu da Língua Portuguesa. A mesma opção feita por um amigo espanhol, Xosé Miguel Rodriguez, de Santiago de Compostela. A visita mostrou ser bastante interessante a agradável. Deixo aqui algumas fotos como registro. Em uma delas, do lado de fora, "educadores" cuidavam de organizar um grupo de pessoas, dentre centenas que visitavam aquela tarde o museu.


Numa das áreas, logo após um video sobre o Museu, assistimos a trechos da identidade cultural e regional da língua. Num painel no corredor de saída da área, meu novo amigo identificou um poema de um poeta espanhol do século XIII, Martim Codax, "Cantiga de Amigo", segundo ele, um dos mais famosos da Espanha. Foi no museu que fiz minha principal descoberta: a língua portuguesa é originária da galega, o que fez a nossa alegria por tanta afinidade.


Vou postando aqui excertos do 10. Congresso. Até mais, meu tanebits!

Nenhum comentário: