Compartilhe

terça-feira, 15 de abril de 2008

De cumprimento de créditos e blog

Olá, meu tanebits!

Como estou ainda cumprindo crédito na Faculdade de Educação da UFBa, queria lhe falar da minha boa experiência que estamos tendo com a disciplina Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica que está sendo ministrada pelos professores Miguel Angel Bordas e Cecília de Paula. A disciplina tem sido muito dinâmica. Acontece às terças-feiras e dela participam cerca de 20 alunos de mestrado e doutorado, numa turma de formações múltiplas.


Essa experiência tem sido registrada num blog criado por nós, a partir da minha experiência como pesquisadora no assunto. Tem sido divertido participar desse trabalho.

Ali registramos o andar da disciplina. Com a abertura que temos, as temáticas têm sido apresentada pela via de linguagens diversas. Outro dia um colega trouxe um poema de Thiago de Melo para apresentar suas percepções sobre o filme Escritores da Liberdade, que suscitou várias discussões e provocações sobre a práxis pedagógica.

A semana passada o debate foi em torno de uma palestra de Marilena Chauí, com discussões sobre a tradição filosófica e a crítica que a ela trouxe o filósofo Merleau-Ponty. O encontro foi interessante e também está registrado no blog. Hoje foi a vez da discussão provocada pelo filme Primaver, Verão, Outono, Inverno, Primavera... que nos fez retomar a discussão sobre ciclos da vida, mestre e discípulo e, é claro, a práxis. Visite nosso blog de registros da disciplina no seguinte endereço: http://praxisufba.livejournal.com/

Se você desejar conhecer um artigo meu sobre blog e atos de ensino, em breve sairá um livro editado pela Universidade do Minho, Portugal, no qual eu discuto o assunto. Vou disponibilizá-lo aqui, se possível.

Até mais,

Um comentário:

Flavio disse...

Rosa, não sabia que você tinha um blog. Seu trabalho sobre blogs foi o primeiro que encontrei quando comecei minha pós em comunicação e mídia aqui em São Paulo. Serviu como ponto de partida para a minha monografia.

Abraços

Flavio Knopp